top of page

Consórcio: alternativa de geração de renda para municípios

  • Foto do escritor: Assessoria
    Assessoria
  • 21 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Imagem: Divulgação

Um dos desafios de uma administração municipal é melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Existe uma demanda crescente por mais e melhores serviços como saúde, transporte coletivo e turismo. Por isso, em tempos de crise, uma alternativa interessante é o consórcio. A prática permite reunir esforços e gerar renda nos municípios.


É o que buscam oito municípios goianos, integrantes do Consórcio Municipal de Cultura e Turismo, mais outros seis municípios. Juntos, eles planejam incentivar o turismo e, assim, fomentar as economias locais. A ideia é reativar trilhos, locomotivas e vagões para atrair passageiros em viagens turísticas na região sudeste de Goiás.


Todo o trabalho já começou: em Silvânia, a antiga estação foi restaurada e os hotéis fazenda estão se preparando para receber os turistas, bem como os serviços de apoio ao setor turístico; o município de Pires do Rio, também incluído no roteiro, conta com um Museu Ferroviário; a concessionária que administra a ferrovia disponibilizou uma locomotiva para fins turísticos; e a estrutura de vagões está em fase de aquisição.


Com as viagens de trem e o clima nostálgico, os municípios que integram o Consórcio esperam, ainda, valorizar a cultura regional e levar o turista a descobrir novos atrativos históricos e nacionais.

Da mesma forma que os municípios goianos, quem busca a melhoria da gestão pública pode se reunir em consórcio para reduzir custos e otimizar serviços. Conforme um levantamento de âmbito nacional, realizado pela CNM, o país tem hoje 491 consórcios públicos. Do total de 5568 municípios, mais de 4 mil estariam participando de pelo menos um consórcio.


No Mato Grosso, existem consórcios consolidados como o Complexo Nascente do Pantanal, o Vale do Rio Cuiabá, o Vale do Guaporé e o Consórcio da Região Sul. Por isso, regiões como o Vale do São Lourenço tem no consórcio uma alternativa para melhorar a qualidade de vida da população, desenvolver os municípios e fortalecer a economia local.

O Vale do São Lourenço possui grande potencial turístico. O município de Jaciara chama atenção pelos balneários e pelas belezas naturais, além de ser muito procurado pelos adeptos dos esportes radicais, como rapel e canoagem; enquanto Juscimeira é reconhecida como capital das águas quentes. Tudo isso pode ser explorado em consórcio, criando um circuito turístico atrativo.

A idealização desse circuito prevê como portal de entrada a capital Cuiabá, com seu centro histórico, seus parques e museus, passando pelas belezas naturais da famosa Chapada dos Guimarães. Depois, bastaria seguir pelos municípios de Campo Verde e Dom Aquino até o destino final: os passeios imperdíveis de Jaciara e Juscimeira. A cidade de Rondonópolis também seria uma opção de entrada para o circuito.


Instituto ITEC

 
 
 

Comments


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

ITEC HUDSON.jpg
bottom of page