top of page

Morador do município de Poxoréu está mais confiante e esperançoso, revela pesquisa

  • Foto do escritor: Assessoria
    Assessoria
  • 23 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de set. de 2019


Foto: Divulgação

Quem mora no munícipio de Poxoréu, a 250 km da capital, no sudoeste mato-grossense, parece animado com a política de austeridade e de empreendedorismo defendida pela atual gestão. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Tecnológico da Informação – ITEC, realizada neste mês, que busca avaliar o nível de satisfação com a administração municipal.

De acordo com o levantamento, a gestão do prefeito Nelson Paim conta, hoje, com aproximadamente 90% de aprovação, Desse total, destaca-se que 31% consideram seu trabalho “ótimo”; 40% avaliam como “bom”; e outros 19% como “regular”. Há, ainda, aqueles que não aprovam (7%) ou não responderam (3%). Alguns entrevistados enfatizaram que a administração respeita os contribuintes, atuando nos mais diversos setores da sociedade.


A pesquisa também perguntou ao poxorense onde o prefeito vem acertando e onde ele ainda precisa acertar, além de ter sondado a satisfação dos usuários dos seguintes serviços públicos: saúde; atendimento das creches; atenção aos idosos; encaminhamento de jovens e adolescentes; geração de empregos e renda; conservação das ruas, praças e avenidas; e manutenção da malha municipal.


Se por um lado o morador está mais confiante ao procurar atendimento na unidade básica de saúde, por outro, acredita que o prefeito ainda precisa criar postos de trabalho, gerando renda para a cidade. Mesmo assim, na opinião de quem se encontra satisfeito, o proposto ajuste das contas está criando um ambiente favorável para a retomada dos investimentos e para a política de trabalho.


Segundo a pesquisa, o índice de entrevistados que aprovam os serviços de saúde é de 78%, sendo 59% de avaliações “bom ou ótimo” e quase 19% de avaliações “regular”. Apenas 10% desaprovam o serviço oferecido – ao passo que, no cenário nacional, um estudo revelou que 87% dos usuários do SUS classificam o atendimento como péssimo, ruim ou regular.


No que diz respeito à conservação das ruas, praças e avenidas, a população se queixa da falta de infraestrutura, mas reconhece a existência de um esforço de restauração de praças e de pavimentação das ruas de Poxoréu. Nesse quesito, 70% se sentem satisfeitos com as ações que vem sendo realizadas, enquanto 13% não estão satisfeitos e 17% não opinaram.


Ainda conforme a pesquisa, também se destaca o nível de satisfação com a política de assistência ao idoso. Dentre os entrevistados, aproximadamente 47% avaliam o setor como bom ou ótimo, sendo em média 33% para bom e 14% para ótimo. Outros 14% consideram regular e somente 4% ruim. O restante, ou seja, 35%, não sabe ou não respondeu.


Além de aprovar a gestão e muitos dos serviços elencados, o morador do município parece querer a continuidade desse trabalho. Quando perguntados sobre o contentamento com a administração, os entrevistados satisfeitos disseram, espontaneamente, que gostariam de ver o atual prefeito reconduzido ao cargo nas próximas eleições.


Nessa pesquisa de gestão realizada pelo ITEC, adotou-se os métodos quantitativo e semi-qualitativo. Para isso, foram realizadas entrevistas com moradores da cidade e dos quatro distritos de Poxoréu. Os dados foram coletados através de dispositivos móveis que continham questionário estruturado, aplicado pessoalmente.


Com a avaliação de gestão, busca-se construir espaços de diálogo, identificar as demandas da sociedade e dos diversos setores que a compõe e incentivar uma maior participação social. Dessa forma, busca-se, também, respeitar os princípios da publicidade e da transparência.


Instituto ITEC


 
 
 

Comments


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

ITEC HUDSON.jpg
bottom of page