top of page

Pesquisa ITEC: gestão do prefeito Alexandre Russi é aprovada por 94%

  • Foto do escritor: Assessoria
    Assessoria
  • 1 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Uma pesquisa realizada em setembro pelo Instituto Tecnológico da Informação – ITEC indica que 94% dos cipenses avaliam a gestão de Alexandre Russi como ótima, boa ou regular. Em novembro do ano passado, esse número era de 89%, o que representa um aumento de cinco pontos percentuais. O levantamento ainda mostrou o nível de satisfação dos usuários de serviços públicos prestados pela prefeitura.


De acordo com a nova pesquisa, o maior acerto dessa gestão foi na área da saúde, seguido da assistência social. Para 95% dos moradores do município, o serviço de saúde é considerado ótimo (48%), bom (29%) ou regular (18%). O número chama atenção, pois, no cenário nacional, um estudo revelou que 87% das pessoas que utilizam o SUS estão insatisfeitas com os serviços oferecidos.


Além disso, em comparação com a última pesquisa, as avaliações positivas das unidades de saúde tiveram um salto de 11% - saindo de 84% para 95%. Um ano atrás, 21% consideravam a saúde ótima, número que subiu agora para 48%, e a soma daquelas que avaliam o sistema como bom ou regular caiu de 63% para 47%.


Já na área da assistência social, o que se destaca é o índice de satisfação com as políticas de atendimento ao idoso. O cuidado com a pessoa idosa conta com a aprovação de quase 88% dos entrevistados, sendo que 64% acreditam que o trabalho é ótimo; 18% afirmam ser bom; e 6% regular. Apenas 3% se dizem insatisfeitos e 9% não sabem ou não responderam.


O ITEC também perguntou aos entrevistados qual a avaliação de cada um sobre as creches municipais. Mais de 86% dos cipenses acham o trabalho ótimo, bom ou regular, enquanto 13% não sabem e o restante desaprova. Em 2018, o percentual de pessoas satisfeitas com o serviço oferecido era de 55%.


Quando perguntados sobre os maiores erros da gestão, os moradores apontaram falhas na conservação das ruas, praças e avenidas; na geração de empregos; e, inclusive, nas ações da área de saúde. Foram relatados problemas como falta de asfalto e de postes de iluminação pública.


Localizada a 150km de Cuiabá, São Pedro da Cipa foi a única cidade a alcançar a classificação de “Boa Gestão” no Vale do São Lourenço, conforme o Índice de Gestão Fiscal dos Municípios de Mato Grosso (IGFM/2017). A conquista veio no segundo mandato do prefeito Alexandre Russi e do vice Eduardo Português, que defendem uma gestão participativa, na qual o vice-prefeito ocupa a pasta de Infraestrutura do município.


E é justamente essa gestão participativa, enfatizada pelos entrevistados, que parece ter influenciado o resultado de uma das perguntas do levantamento de dados. Ao serem questionados sobre quem seria a pessoa mais indicada para prefeito na próxima gestão, a maioria dos eleitores (43%) responderam que apostariam no pré-candidato e hoje vice-prefeito Eduardo Português, seguido do Baianinho (26%) e do Fia do ônibus (6%).


A pesquisa de avaliação de gestão foi feita com base em um questionário estruturado, aplicado em diversos bairros do município. Responderam às perguntas usuários dos serviços públicos com idade igual ou superior a 16 anos. O Instituto ITEC, responsável pelo estudo, atua no ramo de levantamento de dados há 17 anos e tem larga experiência em pesquisas eleitorais, de avaliação de gestão e de opinião.


Por meio da avaliação de gestão, busca-se construir espaços de diálogo, identificar as demandas da sociedade e dos diversos setores que a compõe, além de incentivar a participação popular. Dessa forma, busca-se, também, respeitar o princípio da publicidade e da transparência.


Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.


ITEC Pesquisas


 
 
 

Comments


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

ITEC HUDSON.jpg
bottom of page