top of page

População de Porto Esperidião responde pesquisa para prefeito tomar decisões de acordo com o povo

  • Foto do escritor: Assessoria
    Assessoria
  • 16 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Levantamentos do Instituto Tecnológico da Informação, ITEC, mostrou que os habitantes de Porto Esperidião apontaram que a pandemia de covid-19 mudou hábitos das pessoas. O primeiro prejuízo citado foi à suspensão das atividades escolares, seguido do comprometimento da queda de renda e depois o Lazer.


Sobre o rendimento escolar no ano letivo de 2020 em decorrência da crise sanitária, 82% afirmaram ter sido insatisfatórios e muito insatisfatório os resultados, pois, o apostilamento e as aulas remotas em substituição ao tradicional ensino presencial, ficou a desejar. Afinal são metodologias implementadas em caráter de urgência, ainda não dominadas por docentes e discentes.


E quando perguntado aos entrevistados sobre o retorno das aulas para o ano letivo de 2021, 31% sugeriram o sistema remoto, 31% o sistema híbrido (presencial/remoto), 34% responderam aulas presenciais. A nossa leitura é que há uma ligeira tendência ao retorno das aulas presenciais, embora ainda receosos e temerosos com a ameaça da contaminação de COVID-19 ainda não controlada.


Por receio e medo de se contaminarem se encontra muito presente entre os entrevistados, 88% responderam que o distanciamento social ainda deve ser praticado por todos, independentemente de ser do grupo de risco ou não.


Ao serem indagados até que ponto acreditam que distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, evita a disseminação de COVID-19, 55% dos entrevistas disseram que confia muito, já outros 39% disseram que parcialmente confiam.


Para os entrevistados as mídias tradicionais perderam a credibilidade (TV, Rádio, Jornais e Revistas), pois, ao serem sondados qual fonte de informação sobre o COVID-19, que mais gera sentimentos negativos, como ansiedade, raiva ou tristeza, o percentual foi de 67%, contra 15% para as Redes sociais e 11% para o Whatsapp.


Quanto ao funcionamento do comércio, igrejas, áreas de lazer e escolas, 61% dos entrevistados, sugerem manter tudo aberto, porém, estabelecendo protocolos que busque inibir o contágio. 35% sugerem manter restrições de funcionamentos para algumas atividades que não se julgue essenciais, enquanto 4% não opinaram ou não quiseram responder.


Quanto a aprovação das políticas públicas de enfrentamento da COVID-19, somando aprovação total e parcial, o município, Estado e a União foram aprovados pelos munícipes, pois, Governo Federal obteve 92% de avaliação positiva, o Governo do Estado também com 92% e já o município com 98%.


O entrevistado também foi indagado quanto a adoção pelo município do KIT de medicamentos, para tratamento precoce, da COVID-19, sendo que 89% disseram ser a favor.


De modo geral foi perguntado ao Entrevistado o que ele apontaria como mais deficitário na área da saúde, os maiores apontamentos foram o atendimento dos Agentes Comunitários de Saúde e dos atendentes das Unidades de Saúde, já sobre o atendimento dos médicos apenas 2% reclamaram. Cirurgias e exames foram os próximos colocados em reclamações, enquanto medicamentos vieram a posterior.


A pesquisa realizou questionários presencial com 153 pessoas acima de 16 anos na cidade e na comunidade rural de Pedro Neca do município. As entrevistas foram conduzidas de 7 a 8 de Fevereiro. Pesquisa realizada com diversos seguimentos da sociedade, entre eles; profissionais da saúde, educação, estudantes, pais de alunos, comerciantes, comerciários, produtores rurais, aposentados, entre outros. O nível de confiança é de 95% e a margem estimada de erro de aproximadamente 4%.


Através da avaliação de gestão e opiniões diversas, busca-se construir espaços de diálogo, identificar as demandas da sociedade e dos diversos setores que a compõem, além de incentivar maior participação popular. Dessa forma, resgatar também e respeitar os princípios da publicidade e da transparência.


Confira todos os gráficos


Comments


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

ITEC HUDSON.jpg
bottom of page