top of page

Porto Esperidião: Construindo ambiente favorável para promover a saúde primária

  • Foto do escritor: Assessoria
    Assessoria
  • 12 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Inegavelmente a Pandemia de Covid-19, acendeu o alerta para a importância de promover ações de saúde da família e criar mais espaços para colocar isso em prática. Identificar o que funciona bem e as falhas mais evidentes. O monitoramento das equipes deve estar presente para apontar novas necessidades que tenham surgido, além de orientar rumo a uma readequação do processo, a fim de que os profissionais de saúde e os agentes comunitários aumentem sua assertividade e eficácia. Afinal de contas, a eficiência na aplicação dos recursos públicos é um interesse sempre presente na gestão, principalmente na saúde.


Trabalhar a conscientização sobre a necessidade de prevenir e influenciar mudanças de comportamento na população a fim de promover a saúde e qualidade de vida da municipalidade tornou-se um dos principais desafios da atual Gestão de Porto Esperidião. Assim sendo, através da Secretaria Municipal de Saúde, sob responsabilidade das equipes que atuam na Estratégia Saúde da Família, a gestão passa a apostar nos Agentes Comunitários de Saúde como principal porta de entrada para orientar os usuários dos serviços de saúde a buscarem melhorias com o propósito de evitar doenças.


Nesse sentido a Administração, realizou Pesquisa para avaliar a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde, com propósito de monitorar, identificar e medir a satisfação dos usuários SUS com os serviços ofertados pelo município.


A leitura, análise e interpretação do material colhido a campo por Micro Área, foi objeto da realização de uma reunião com os Agentes Comunitários, Coordenadores de Equipe e o Secretário Municipal de Saúde, sendo mediada pelo representante do Instituto que realizou a pesquisa, colocando em discussão as informações processadas.


A reunião foi produtiva, promovendo a troca de informações entre os Agentes de cada Micro Área, sendo discutido os graus de dificuldades, entraves e gargalos para produzir os serviços. A Nota média apontada entre os usuários SUS entrevistados, foi de 5.1 (Cinco ponto Um) numa escalada de 0(Zero) a 10(Dez), partindo da menor Nota de 2.8(Dois ponto Oito) a maior Nota de 7.6(Sete ponto Seis). E, é claro que esses apontamentos dando Nota aos trabalhos dos Agentes Comunitários, despertou entre eles, o sentimento de melhorar sua avaliação individual.


A Administração Atual entre ter na Pesquisa uma ferramenta para promover a Saúde Primária como instrumento de avaliação, promete desenvolver outras ações continuadas para atingir os resultados esperados, o que consiste na satisfação da municipalidade.


Os entrevistados foram indagados quanto a atuação do Município nessa Pandemia de COVID-19, resultando numa avaliação muito positiva, pois, 21% disseram ÓTIMO, 43% responderam BOM, outros 31% disseram REGULAR, sendo que apenas 5% responderam RUIM ou PÉSSIMO.


O retorno às aulas presenciais dividiram as opiniões dos entrevistados, prevalecendo o sistema híbrido, Presencial/Remoto. E em adotando o Presencial, recomendaram o revezamento de alunos para melhor cumprimento das exigências sanitárias.



GALERIA


Comentarios


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

ITEC HUDSON.jpg
bottom of page